Fala pessoal, tudo bem?

Se você teve a curiosidade de abrir esta página, é por que você ou trabalha com comunicação, ou com apresentações de produtos, projetos e/ou negócios, ou é professor... Enfim, de alguma forma, você se interessa por melhorar a sua forma de se comunicar!

Eu já trabalho com palestras, cursos, treinamentos e assessoria há mais de 15 anos, mas foi em uma edição de um Startup Weekend, há uns 5 anos em Fortaleza, que eu tive meu primeiro contato com startups e, o que mais me marcou, com o formato de apresentação chamado PITCH! Foi uma grande quebra de paradigmas para mim: apresentações mais descontraídas, objetivas, criativas, sem os bla-bla-blás das apresentações tradicionais e exigindo do apresentador muita dinâmica e assertividade (segurança na fala, sem "achismos").

De lá pra cá, dediquei todo meu tempo a criar um modelo e uma metodologia que permita qualquer pessoa - que tenha um produto ou ideia e entenda bem sobre ele - fazer uma apresentação incrível e impactante, de forma lógica e sem o blá-blá-blá das apresentações acadêmicas e/ou tradicionais.

Construí, então, um modelo que já utilizei nos inúmeros eventos de demoday, treinamentos, hackathons, mentorias e tantos outros que eu organizo ou participo, seja como facilitador, mentor ou membro da banca de avaliação. Claro que comecei com um MVP bem mais simples, fui aperfeiçoando e hoje apresento última (por enquanto) e melhor versão: o SEXY PITCH! Você já vai entender o porquê desse nome... Mas primeiro, vamos ao porquê dele!

Bem, em todo esse tempo de grandes experiências, pude perceber nas centenas de apresentações que já acompanhei de perto um conjunto de erros e equívocos que todos cometem em suas apresentações. E não falo apenas de pitch, refiro-me a apresentações de maneira geral! Dentre vário erros, como mentir, não dominar o assunto, não conhecer de fato todas as informações referentes ao público-alvo e ao produto, fazer a mesma apresentação para públicos diferentes, depender de material visual e não demonstrar reais emoções ao falar do próprio negócio, resolvi isolar e apresentar 4 principais erros relacionados à estrutura da própria apresentação. Com certeza você se identifica com alguma delas:

PARE DE FAZER DE FAZER SEU PÚBLICO SOFRER E DE PERDER VENDAS AGINDO ASSIM:

FALTA DE CLAREZA

Já participei de incontáveis bancas de avaliação e julgamento de apresentações. Algo que SEMPRE acontece, é os membros da banca se entreolharem após uma apresentação e perguntarem entre si: "você entendeu o que é que ele(a) está oferecendo?", ou "você conseguiu entender o que é que ele(a) faz?". Nossa, como isso é comum de acontecer! Costumo dizer que se você não consegue ser claro e fazer com que as pessoas entendam o básico, ou seja, o que é que de fato você está oferecendo, não adianta aparecer com gráficos maravilhosos, números de mercado estonteantes e nem dizendo que já tem 1 milhão de clientes.

FALTA DE OBJETIVIDADE

Quantas reuniões de 3 horas não poderiam ser resumidas em uma pequena conversa de 2 minutos? Ou mesmo em 1 e-mail? Quantas palestras de horas de duração você já teve de assistir para poder extrair 5 minutos de assuntos relevantes? A objetividade, além de poupar tempo, ajuda bastante na compreensão de uma mensagem. A apresentação de um pitch, por exemplo, costuma durar (em média) 3 minutos, porém, muitas startups não conseguem cumprir esse tempo por não saberem falar com objetividade, demoram muito explicando informações desnecessárias para aquele momento ou se justificando demais.

FALTA DE UMA SEQUÊNCIA LÓGICA

Já viu alguém acabar com uma piada porque contou na ordem errada? O pior é que a maioria das pessoas costuma fazer isso frequentemente nas apresentações. Um bom filme ou seriado consegue prender a sua atenção por meio de uma sequência de cenas bem feitas e planejadas. Assim conseguem criar uma lógica na narrativa, tornando o entendimento mais fácil e criando expectativas para a próxima cena, ou seja, você deseja ver o que vem pela frente. Infelizmente o comum que vemos nas apresentações são informações sendo jogadas sem uma sequência, sem um planejamento, sem uma expectativa ou desejo pela próxima fala.

FALTA DE LUXÚRIA

Sim, isso mesmo: LUXÚRIA! Quantas vezes você já conseguiu ser profissionalmente desejável, ou seja, sexy para um cliente ou público? Quantas vezes você já conseguiu fazer uma apresentação que provocasse desejo no público pelas suas ideias, produtos, projetos ou soluções? Com tanta preocupação em parecer ter um produto incrível, as pessoas esquecem de construir uma narrativa que mexa com os reais desejos do seu público! O resultado disso? Muita gente mentindo, fazendo apresentações apáticas, "maquiando" um produto comum ou mesmo tentando gerar compensação com uma oratória exageradamente intensa e estressante!

APRENDA AGORA A ESTRUTURAR APRESENTAÇÕES IMPACTANTES, EFICIENTES, OBJETIVAS, QUE FAÇAM SENTIDO E SEJAM MUITO SEXY PARA O SEU PÚBLICO!

NÃO, NÃO! TODA ESSA BABOSEIRA NÃO VAI FUNCIONAR!

E para tentar consertar todos esses erros que comentei acima, é comum que as pessoas procurem diversas soluções, porém, ainda cometem mais um erro: o de buscarem soluções mágicas, rápidas e fáceis! Fórmulas de sucesso, dicas matadoras, coisas do tipo "aprenda isso em poucas horas", ou "passe a ser um apresentador de sucesso em X passos"... E temos mais alguns exemplos de alternativas que lhe aparecem (e que na maioria das vezes são ridículas):

CURSO DE ORATÓRIA

Claro que é um curso maravilhoso, mas deve ser o último da fila. Eu ministrei cursos de oratória por mais de 10 anos, e infelizmente demorei todo esse tempo para finalmente perceber que cursos de oratória praticamente engessam e te enchem de regras que nem sempre são viáveis. A maioria dos problemas de apresentação se dá muito mais por falta de domínio do assunto, falta de um roteiro e uma sequência lógica de fala e falta de segurança no próprio discursos - geralmente porque decorou ao invés de entender. Saber de regras do tipo pra onde olhar, como gesticular ou mesmo que entonações usar se você não sabe em que momento usar essas técnicas e nem o que vai conquistar de resultado a cada fala.

E-BOOKS ONLINE

E-books são lindos como iscas digitais, principalmente quando você é fisgado! Quantos e-books você já baixou? Quantos de fato você já utilizou e converteu aprendizado em resultado? Quantos deles fizeram de fato sentido para você e suas dores? Não adianta ter e-books lindos se eles são um conjunto de sugestões e fórmulas que não se encaixam ao que você realmente precisa.

TEMPLATES PRONTOS

Um termo de que geralmente peço para fugirem: templates! Isso nada mais é do que uma fórmula pronta e totalmente engessada, feita para todos, ou seja, para ninguém! Isso mesmo, se é para todos, significa que não contempla ninguém de maneira específica. Você acaba tendo que adequar seu material e conteúdo a esses templates de roteiros, que provavelmente não vão gerar nenhuma conexão com seu público (já que são bem generalistas). Roteiros devem ser estruturados de acordo com o seu público e com o que você quer de fato falar. Ou seja, roteiros devem preservar e respeitar a singularidade de cada público, de cada pessoa.

NÚMEROS E PLANILHAS

Números são importantes sim, mas não adianta expor números exorbitantes se eles não fazem sentido, se não estão dentro de um contexto muito claro. Toda planilha e, principalmente, gráfico conta uma história. Essa história é que vai dar sentido e importância aos números. Se ninguém conseguiu entender o porquê desses números e nem o impacto deles em suas vidas, não adianta apelar para eles!

DICAS DE SUCESSO

Esse, para mim, é um dos mais ridículos e perigosos! Dicas de sucesso, principalmente de pessoas que não são especialistas naquele assunto, só atrapalham. Estruturar apresentações vai muito mais além de dicas. Não se trata de alguém te dizer o que fazer, o que mostrar, o que falar. Deve-se prezar por fazer com que as pessoas pensem, afinal, toda apresentação tem de fazer sentido! Fuja (sem olhar pra trás) de dicas de sucesso, principalmente de quem diz que vai te ensinar a fazer um "pitch matador", ou mesmo de quem vai te falar sobre storytelling e já começa a falando em jornada do herói (fuja para as montanhas!!). Boas conquistas não veem por meio de dicas, mas sim por meio de entendimento, conexão, simplicidade e resultados!

ISSO SIM VAI MUDAR TUDO O QUE VOCÊ SABE SOBRE APRESENTAÇÕES E TE TRAZER GRANDES RESULTADOS!

Ok, e se nada disso funciona, o que poderia te ajudar de fato? Bem, vamos agora falar sobre o que interessa, o MESTRES DO PITCH -  uma imersão que vai trabalhar a metodologia Sexy Pitch: estruturação de apresentações com criatividade, empatia, emoção e muitos pecados (no bom sentido... ou não!). Esta é uma metodologia que faz você pensar (muito, mas sem "mimimi") e se conectar com o que o seu público realmente quer e precisa ouvir, do jeito que ele precisa ouvir.

O MESTRES DO PITCH trabalha o que os e-books, os templates e as "dicas matadoras" não entregam: um passo-a-passo de uma estruturação lógica de apresentação, que pode ser utilizada para criar roteiros para diversas situações, desde apresentação de pitches para investidores a vendas diretas de produtos ou mesmo discursos sobre projetos e ideias. A metodologia do Sexy Pitch utiliza-se de 4 conceitos/pilares para sua construção:

SEXY CANVAS

COPYWRITING

STORYTELLING

PITCH

E É ASSIM QUE VOCÊ SERÁ DAQUI PRA FRENTE...

De forma geral, prometo a você uma coisa: com o Sexy Pitch, você vai entender melhor o seu cliente, e ele vai entender a sua solução! Fora isso (ou como parte disso), você poderá estruturar e apresentar seus projetos e produtos de forma mais segura, simples, impactante, assertiva e vai se mostrar para o seu público, como já mencionei antes, mais atraente, desejável... sexy!

ANTES

DEPOIS

FALTA DE CLAREZA

SIMPLICIDADE E CONEXÃO

Simplicidade e fácil (e total) compreensão da sua proposta! Agora todos irão entender exatamente o que você quer falar, vender, provocar. Enfim, você fará total sentido ao público!

FALTA DE UMA SEQUÊNCIA LÓGICA

NARRATIVA BEM ESTRUTURADA

Narrativa simples de acompanhar, estruturada dentro do conceito de causa-efeito do storytelling. Sem informações jogadas, você agora terá uma história.

FALTA DE OBJETIVIDADE

OBJETIVIDADE E ASSERTIVIDADE

Sem gastar tempo (e paciência) do seu público: fale agora o essencial e vá direto ao ponto que interessa! Toda comunicação construída em torno do que realmente é relevante!

FALTA DE LUXÚRIA

ATRAÇÃO E DESEJO

Adoro essa parte! Ao invés de ser apenas mais um produto ou projeto apresentado, agora seja relevante aos seus públicos e faça com que desejem o que você tem a oferecer.

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